sábado, 31 de julho de 2010

Quem somos.

A marca Flor de Irene- arte e artesanato- tem como missão vender beleza e bom gosto com qualidade e preços acessíveis. Tem como objetivo fazer isso de forma sustentável mantendo a harmonia com nosso meio ambiente, sem danos a natureza. Trabalhamos com peças decorativas e utilitárias expomos e vendemos em locais variados e também recebemos encomendas e entregamos via correio para todo Brasil e exterior.

A OBRA DE TIA EVA
Nascida na Serra do Suarinho, município de Cachoeiras de Macacu RJ, a artista plástica e artesã Eva Pinto ( Mas conhecida como Tia Eva ), chegou a muitos anos na Região dos Lagos ( Barra de São João e Tamoios-Cabo Frio) e aqui deu continuidade , junto a seus irmãos, a tradição de sua família, o artesanato. Em Búzios Tia Eva desenvolveu uma técnica apurada que levou o seu artesanato ao status de arte. Ganhadores de diversos prêmios e tendo expostos seus trabalhos em toda a região e outros estados do pais o artesanato para essa família é trabalho e filosofia de vida.

( as Artista Plastica e artesã Tia Eva com a peça "São Jorge Guerreiro" )






         ( A artesã Lucineia entre suas criações )


















As bolsas em Taboa ( envernizadas ou cruas) com acabamento em tecido são um charme exclusivo, pois o método usado é uma criação do patriarca da família o Sr. Milto Pinto.

Conheça um pouco mais da principal matéria prima para o artesanato da Família Pinto

A Taboa: ( Typha Domingensis ) é uma planta hidrofita
(aquática) típica de brejos, manguezais, várzeas e outros espelhos de águas. Mede cerca de dois metros e na época de reprodução apresenta espigas da cor café contendo milhões de sementes que se espalham pelo vento.Altamente adaptável, encontra-se espalhada por todo o mundo, e em algumas partes é até mesmo considerada uma praga. É uma depuradora de águas poluídas, absorvendo metais pesados. A sua fibra, durável e resistente é utilizada como principal matéria-prima para papel, cestas, bolsas e outros itens de artesanato por varias gerações da Família Pinto, que tem uma técnica própria de trançar esse material, o que dá aos que adquirem suas peças uma fina exclusividade.Por que não agride o meio ambiente.

A taboa, (que na França é chamada de “Massete”, na índia de “Keya” na Amazônia de Partasana)cresce rápido, toma qualquer espaço alagadiço, tanto em água doce, como em água salobra. Para adquirir um artesanato com a qualidade e a beleza Flor de Irene são escolhidas para o corte somente as que se encontram em fase adulta, o corte é feito 20 cm acima da raiz o que possibilita Que cresçam novamente e em tempo de dar espaço para que as menores se desenvolvam. Em casos de algoas artificiais é uma forma de controle da população, evitando que elas sufuquem outras especimes.


Outras fibras naturais usadas são as de Milho, Bananeira, amendoeira entre outras.








Onde você pode encontrar expostas permanentemente as peças Flor de Irene.

Bazar da capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Búzios RJ


Feira de Artesanatos de Barra de São João - Barra de São João RJ


Tambem em feiras e eventos sazonais por todo o pais, pelo E-mail flordeirene@hotmail.com ou pelos telefones 22 26239504 ou 9242 6659









Historia





2 comentários:

Zilda Santiago disse...

Olá!!Gostaria de saber onde posso ver os preços das peças,aliás,das lindas peças.Bjkssssssssssssssss

Flor de Irene Artesanato disse...

Desculpe-me a demora na resposta Zilda. Pois estávamos envolvidos com as ultimas exposições. Mas daqui para a frente vamos dar atenção diaria ao blog. Começamos a postar com preços- o frete não está embutido- mas se quise podemos enviar fotos e preços por e-mail alem de fazermos peças por encomenda também. seja sempre bem vinda.